top of page
  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook

Cirurgia Bariátrica (Redução do estômago)

A cirurgia consiste na diminuição do volume do estômago, indicada para pacientes que tenham o índice de massa corporal (IMC) acima de 35 kg/m2. O objetivo é diminuir o peso e melhorar as doenças associadas a obesidade como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, apneia do sono, esteatose hepática, alguns tipos de câncer e mais de dez outras patologias.

Cirurgias

Design sem nome.png

Cirurgia Metabólica (Cirurgia do Diabetes)

É uma cirurgia que tem como objetivo estimular as incretinas (hormônios intestinais) e melhorar doenças como o diabetes, a dislipidemia e a hipertensão arterial em pacientes com IMC entre 30-35 kg/m2. O conceito metabólico foi incorporado nos últimos anos. O procedimento foi reconhecido pela Federação Internacional do Diabetes em 2015 e pelo Conselho Federal de Medicina em 2017.

Cirurgia Robótica

É um procedimento minimamente invasivo, feito por pequenas incisões de 8 mm, no qual o cirurgião manipula e controla um robô para realizar cirurgias com maior precisão e eficácia. É mais vantajosa se comparada à cirurgia aberta, sendo menos invasiva, causando menor sangramento, menor dor pós-operatória, sendo sua recuperação abreviada e permitindo que o paciente volte às suas atividades habituais mais rapidamente. É utilizada para o tratamento da obesidade, diabetes, correção das hérnias da parede abdominal e doença do refluxo; e nas cirurgias para o tratamento do câncer.

Cirurgia da Vesícula biliar

A cirurgia da via biliar mais realizada é a colecistectomia, indicada quando são encontradas pedras na vesícula. Os grandes riscos dos cálculos da vesícula biliar são a inflamação (colecistite aguda), a pancreatite aguda, colangite aguda e a coledocolitíase. O tratamento é feito por laparoscopia e a alta hospitalar pode ser dada até no mesmo dia do procedimento.

Cirurgia das Hérnias do Umbigo e Incisional

A cirurgia de hérnia umbilical é indicada para abaulamentos que se formam na cicatriz do umbigo. Ela pode ser realizada por meio da técnica aberta ou minimamente invasiva. A principais complicações dessa patologia são o encarceramento e o estrangulamento.​

A hérnia incisional é um tipo de hérnia que aparece no local da cicatriz onde foi feita uma cirurgia prévia. É uma alteração que está presente em torno de 25% das pessoas que já operaram do abdome. A correção desse problema é feita em geral por via aberta ou robótica.

Cirurgia do Refluxo ou Hérnia de Hiato Esofágico

A doença do refluxo causa sintomas como queimação atrás do peito, azia e regurgitação, provocada pelos ácidos do estômago que retornam ao esôfago. Após avaliação por meio de exames como endoscopia, pHmetria e manometria esofágica pode ser necessária a correção cirúrgica desse defeito anatômico por meio da cirurgia. Hoje a cirurgia é realizada de modo mais eficaz por via laparoscópica ou robótica.

IMG_7974.jpg

Cirurgia da Hérnia Inguinal

A hérnia inguinal é uma saliência que surge na área da virilha, sendo mais frequente em homens. O seu tratamento é feito por meio de cirurgia, que pode ser por via aberta, por laparoscopia ou robótica. Para a correção do defeito herniário utiliza-se uma tela com o objetivo de reforçar a parede abdominal e diminuir o retorno do problema. Em média, o período necessário de recuperação da cirurgia de hérnia é de cerca de 1 a 2 semanas. A liberação para retomar as relações sexuais pode levar até 14 dias. Quanto às demais atividades corriqueiras, como dirigir e retornar ao trabalho e aos estudos, acontece entre 1 e 2 semanas.

Cirurgia da Diástase dos Músculos Reto Abdominais

A diástase dos músculos reto abdominais é uma afecção muito comum após a gestação nas mulheres. Consiste no afastamento dos músculos da parede abdominal anterior e se apresentam como uma protrusão ou abaulamento que podem causar perda da estabilidade abdominal com dores no abdome e na coluna e prejuízo funcional. A correção dessa patologia é mais bem realizada com o uso da plataforma robótica.

bottom of page